fbpx

14 canais do Youtube que todo médico deveria seguir

Publicado em

Canais do YouTube para Médicos

Se utilizadas da maneira correta, as redes sociais podem ser uma ótima fonte de informação e estudo. O YouTube, 3ᵃ rede social mais utilizada no Brasil, pode ser um ótimo meio para médicos se manterem atualizados e aprenderem mais sobre sua profissão.

A grandiosidade do YouTube como rede social é inegável: mais de 1 bilhão de horas de vídeo são visualizadas todos os dias nos mais de 37 milhões de canais disponíveis na plataforma. Existem canais no Youtube para todos os gostos: desde programas de entretenimento para crianças, dicas culinárias e vídeos engraçados, até canais sobre medicina.

Para médicos, o YouTube pode ser uma ferramenta útil como uma forma de se manter atualizado sobre a área da saúde, que está em constante transformação.

Neste artigo, separamos 14 canais do YouTube sobre medicina que todo médico deveria seguir.

Confira também:

1. Canal Médico

Link | 41.3K inscritos | 3.774.759 visualizações

Criado em 2013, o Canal Médico no Youtube infelizmente já não é mais atualizado desde 2015. Porém, isso não é motivo para deixar de seguir e conferir as centenas de vídeos antigos.

O canal conta com diversos depoimentos de médicos e profissionais da área, que abrangem desde experiências clínicas até tratamentos, diagnósticos e avaliações de casos. Independente da sua especialidade médica, vale a pena conferir!

2. MedCanal

Link | 128K inscritos | 8.400.695 visualizações

O canal perfeito para estudantes de medicina, e também para aqueles já formados que precisam revisar alguns conceitos! O MedCanal é um canal do YouTube que conta com mais de 128 mil inscritos e já ajudou milhões de alunos a estudarem para suas provas do curso de medicina.

O MedCanal possui vídeos separados em playlists de acordo com a matéria, como farmacologia, pneumologia, urologia, embriologia e muito mais. Sempre que quiser revisar os conceitos aprendidos na faculdade de forma descontraída, é só acessar o MedCanal!

3. Drauzio Varella

Link | 2.93M inscritos | 191.019.426 visualizações

Drauzio Varella dispensa apresentações. Seu canal no YouTube é talvez o maior canal de saúde do Brasil e, como ele o apresenta, “fala para todos, com credibilidade e sem ser chato”.

Em seu canal, Drauzio Varella trata de temas da área da saúde com muita didática, geralmente respondendo dúvidas comuns de seus espectadores. Seus vídeos mais famosos tratam sobre sexualidade após os 60 anos, suspensão da menstruação, preguiça e gripes. Com centenas de milhões de visualizações, todo médico deveria seguir seu canal!

4. Mediários

Link | 166K inscritos | 10.079.435 visualizações

O canal Mediários é organizado por Bianca e Fábio, dois estudantes da Faculdade de Medicina da USP (Pinheiros). Em formato de vlog, eles compartilham suas experiências dentro da faculdade, discutindo temas diversos e mostrando o seu dia-a-dia.

O Mediários é um excelente canal para todos que sonham em ser médicos acompanharem e experimentarem um pouquinho do que é a profissão e a faculdade de medicina.

5. Dr. Marco Menelau

Link | 1.89M inscritos | 89.038.851 visualizações

O canal do YouTube do Dr. Marco Menelau é mais um dos mais famosos da área na plataforma. Com quase 2 milhões de inscritos, o Dr. Marco Menelau posta novos conteúdos quase todos os dias, com dicas e respostas sobre a área da saúde

Apesar de não ser voltado especificamente para médicos, seu canal é essencial para todo médico acompanhar, por esclarecer diversas dúvidas da área e ser um ótimo exemplo de canal bem-sucedido na plataforma.

6. The Medical Futurist

Link | 54.1K inscritos | 3.786.754 visualizações

The Medical Futurist é um canal do Dr. Bertalan Mesko, autor, palestrante e médico PhD. Perfeito para quem quer se manter atualizado sobre as tendências da medicina e da área da saúde, o canal conta com vídeos sobre tendências e tecnologias que estão mudando o setor.

Segundo o próprio Dr. Bertalan Mesko, a missão do The Medical Futurist é provar que nós só conseguimos melhorar o toque humano na medicina através de tecnologias cada vez mais disruptivas.

Você também poderá gostar de:

7. Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

Link | 1.62M inscritos | 58.647.611 visualizações

Focada na saúde da mulher, a Dra Laura Lucia traz explicações rápidas, descomplicadas e relevantes sobre saúde feminina. Com sua formação em ginecologia e obstetrícia, a Dra Laura Lucia incentiva mulheres a se conhecerem melhor e deixarem tabus de lado.

Para médicos e futuros médicos da área, esse é um excelente canal para se acompanhar e se manter atualizado sobre ginecologia!

8. Dr. Rafael Freitas

Link | 897K inscritos | 48.536.451 visualizações

Com quase 1 milhão de inscritos, o Dr. Rafael Freitas produz vídeos de qualidade sobre medicina e a área da saúde. 

Seus vídeos contam com histórias de casos pelos quais ele passou, em uma série chamada de “Histórias da Medicina”, e também conteúdos instrutivos sobre assuntos como rinite, rugas e sinusite.

Para quem gosta de ouvir histórias de casos, vale a pena conferir o Dr. Rafael Freitas!

9. TEDMED

Link | 202K inscritos | 25.884.424 visualizações

Para quem gosta das famosas palestras em formato TED, este é um canal que merece ser acompanhado. Afinal, são apenas palestras TED sobre medicina, ciência e saúde!

O canal TEDMED busca aproximar o seu público a assuntos científicos, compartilhando histórias que informam e inspiram dentro da área da saúde e da medicina.

10. Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

Link | 1.12M inscritos | 85.766.958 visualizações

Através de aulas rápidas, simples e objetivas, Rogério Gozzi publica semanalmente aulas sobre anatomia humana. Fisioterapeuta de formação, Rogério Gozzi é especialista em fisiologia do exercício e biomecânica do aparelho locomotor pela Faculdade de Medicina da USP, desde 2002.

Se você já teve ou ainda vai ter dificuldades com anatomia durante a faculdade, este canal é perfeito para esclarecer as suas dúvidas! 

11. Doutor Ajuda

Link | 1.09M inscritos | 67.580.762 visualizações

Doutor Ajuda é um canal especializado em educação sobre saúde, com mais de 1 milhão de inscritos. Apesar dele não ser especificamente voltado para médicos, todo médico deveria acompanhar o Doutor Ajuda para se manter atualizado sobre questões gerais do setor e se inspirar no formato de sucesso que o canal estruturou.

Com vídeos sobre asma, depressão, hérnia e muito mais, o canal é bastante abrangente em relação a problemas de saúde, com mais de 460 vídeos publicados.

12. Exponential Medicine

Link | 42.2K inscritos | 3.058.546 visualizações

Para quem quer se manter atualizado sobre as inovações da tecnologia, o canal do YouTube Exponential Medicine é uma ótima opção. O canal conta com centenas de vídeos de pesquisadores e médicos sobre o que tem acontecido nos laboratórios e estudos clínicos ultimamente.

O canal também se assemelha ao The Medical Futurist, citado anteriormente, por abordar temas mais focados em tecnologia, evidenciando as últimas tendências do setor que irão mudar o futuro da medicina nos próximos anos.

Não deixe de conferir também:

13. Harvard Medical School

Link | 159K inscritos | 12.684.056 visualizações

O canal da renomada faculdade americana também é um canal do YouTube que todo médico deveria seguir. Com vídeos sobre as mais recentes descobertas científicas e apresentações de palestrantes da área da saúde, o canal conta com milhões de visualizações.

Para quem sonha em estudar em Harvard, seguir o canal também é uma boa pedida para acompanhar o que acontece por lá.

14. Biologia Total

Link | 2.02M inscritos | 117.105.863 visualizações

Se você estudou para passar medicina usando o YouTube, provavelmente já conhece o professor Paulo Jubilut! Se não o conhece, chegou a hora de segui-lo para se aprofundar em assuntos sobre biologia.

Segundo o professor Paulo Jubilut, a biologia vai muito além dos “nomezinhos complicados”. Seus vídeos são descontraídos e muito bem produzidos, e todo médico deveria acompanhar seu canal do YouTube para ficar ligado nos principais assuntos da área da saúde e da medicina.


Você conhece algum outro canal do YouTube sobre medicina indispensável para médicos? Qual dos canais citados você já conhecia? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Categorias: LocatáriosLocadores

0 comentário

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: