fbpx

Como funciona a sublocação de salas de consultório

Publicado em

Como funciona a sublocação de salas de consultório

Começar a atender pacientes no começo da sua carreira como profissional da saúde pode ser caro. A sublocação de salas de consultório pode ser uma alternativa econômica para isso.

Na área médica, apenas 35,5% dos médicos recém-formados* atuam como profissionais liberais em consultórios, e metade destes possuem consultório próprio. 

No começo da carreira médica ou de qualquer outra profissão da área da saúde, pode ser caro e complicado começar a atender em seu próprio consultório. Por isso, a sublocação de consultórios pode ser uma alternativa prática e econômica.

Neste artigo vamos falar do seguinte:

  • O que significa sublocar um consultório?
  • Por que sublocar um consultório?
  • Como sublocar seu consultório para outra pessoa?
  • Como sublocar um consultório de outra pessoa?
  • Dúvidas frequentes sobre a sublocação de consultórios

* dados para o Sul do Brasil em pesquisa realizada em 2016

O que significa sublocar um consultório?

Como já falamos em outro artigo, uma boa alternativa para começar a atender pacientes no começo da sua carreira como profissional da saúde é a sublocação de consultórios. Essa prática é também bastante vantajosa para profissionais que querem conseguir uma renda extra e aproveitar espaços não utilizados do seu consultório.

Mas afinal, o que significa sublocar um consultório? Quando você subloca o seu consultório, você está alugando parte do seu imóvel que já está alugado para outra pessoa. Ou seja, você pode abrir mão do espaço do seu consultório em alguns dias da semana ou períodos do dia para que outro profissional o utilize.

Por outro lado, o profissional que subloca um consultório de outra pessoa consegue um espaço de forma mais prática e econômica para realizar seus atendimentos.

Seja você o dono do consultório ou o locatário, você consegue dividir os custos com outras pessoas ao sublocá-lo!

Por que sublocar um consultório?

Antes de explicarmos como funciona a sublocação de salas, você já se perguntou por que sublocar um consultório?

Para locadores

Profissionais que sublocam seus consultórios têm 2 vantagens principais para isso. A primeira delas já falamos, mas a segunda também é importante:

  1. Ganhar uma renda extra com o aluguel
    Primeiro, o profissional que subloca sua sala de consultório consegue garantir uma renda extra ao aproveitar para alugar seu espaço em períodos em que ele não estava sendo utilizado. Assim, o médico, psicólogo, dentista ou qualquer outro profissional da saúde que subloca sua sala pode diluir seus custos fixos do consultório com a renda extra do aluguel!
  2. Trocar experiências e aumentar fluxo de pacientes
    Outro benefício de sublocar um consultório é o de conhecer novos profissionais da sua área e, possivelmente, aumentar o fluxo de pacientes no seu consultório. Com o novo locador atendendo no seu espaço, você pode trocar experiências, conseguir novas parcerias e até mesmo novos clientes!

Para locatários

Se você quiser sublocar um consultório de outra pessoa, você também terá suas vantagens:

  1. Economizar com o aluguel da sala
    Ao sublocar uma sala, você paga menos do que se fosse alugar o espaço inteiro. Ou seja, você paga realmente apenas pelo tempo que estará utilizando a sala. E o tempo que você usa a sala é o mesmo tempo em que você estará atendendo – por isso, financeiramente, sublocar pode ser uma boa escolha para economizar com o aluguel do seu consultório!
  2. Praticidade para começar a atender
    Se você está no começo da sua carreira, essa pode ser uma vantagem importante. Com a sublocação de salas, você pode aproveitar tudo o que o espaço alugado tem para oferecer, sem se preocupar com investimentos em equipamentos ou instalações. Em alguns casos, funcionários como secretárias e equipes de limpeza estão incluídos no valor da sublocação.
  3. Flexibilidade para atendimentos
    Essa é uma grande vantagem da sublocação: você pode escolher atender em dias e horários específicos, e ainda tem a flexibilidade para escolher bairros ou cidades diferentes. Por que não começar a atender pacientes em uma região diferente da que você sempre atendeu? A sublocação te permite fazer isso com facilidade!

Como sublocar seu consultório para outra pessoa?

Agora que já discutimos as vantagens de sublocar um consultório, como você pode dar o primeiro passo para isso?

Será que é só sair anunciando por aí em grupos do Facebook?

É claro que anunciar consultórios no Facebook é uma boa ideia, mas antes de partir para isso é bom se atentar a alguns pontos importantes:

Escolha os horários e dias que deseja sublocar

Pense nos dias da semana e períodos do dia que você quer disponibilizar para outros profissionais usarem seu consultório. Tem algum dia da semana que você não trabalha na sua sala? Algum horário do dia que o seu espaço fica ocioso?

Esses períodos em que a sua sala fica vazia parecem perfeitos para disponibilizar para sublocação, mas lembre-se de ser razoável na escolha dos horários. Ninguém vai querer sublocar o seu consultório às 2h da manhã ou aos domingos, por exemplo!

Outra dica para escolher os horários e dias que você disponibilizará para sublocação do seu consultório é tentar deixar períodos longos disponíveis no mesmo dia. Por exemplo, se você disponibilizar sua sala das 9h às 10h e das 11h às 12h, com um intervalo de 1 hora entre os horários, as chances de você conseguir sublocar os dois períodos serão mais baixas!

Defina os preços de cada período

Essa é uma das partes mais difíceis: definir os preços de cada período que você irá sublocar. Você pode fazer pesquisas e conversar com outros profissionais da área para comparar preços e decidir a partir disso.

Uma dica para definir os preços é pensar no seu próprio fluxo de pacientes: veja os dias da semana e os horários que você acredita ser de maior procura e cobre mais caro por esses períodos. Para períodos em que você, pela sua experiência, não vê muito movimento, escolha um preço mais barato.

Fique de olho no contrato e na legislação

Na hora de sublocar o seu consultório para outras pessoas, o ideal é que você elabore um contrato junto com o seu advogado para garantir os direitos das duas partes envolvidas. Em alguns casos, se você usar uma plataforma de aluguel de consultórios como a Appoints, por exemplo, você não precisa se preocupar com essa burocracia e a plataforma faz tudo para você. 

De qualquer forma, certifique-se de que o contrato que você usar segue as normas da Lei da Locação e consulte sempre um advogado em caso de dúvidas!

Divulgue sua sala para sublocação

Agora sim é hora de partir para os grupos de redes sociais! Mas não se desespere: antes de começar a divulgar seu consultório para os seus contatos nas redes, você pode fazer isso de forma mais inteligente através de uma plataforma de aluguel de consultórios online, como a Appoints.

Plataformas como a Appoints permitem que você crie o anúncio do seu consultório gratuitamente, detalhando tudo o que a sua sala possui, incluindo equipamentos, instalações e outras facilidades. Você pode enviar fotos da sua sala para adicionar no anúncio e definir os preços de cada período direto na plataforma. Assim, quando você divulgar o link do seu anúncio, vai estar tudo à disposição da pessoa que estiver interessada! Fácil e profissional, né?

Depois de criar o seu anúncio com a Appoints, você pode sair divulgando o link do seu anúncio para quem você quiser nas redes sociais. Aí vale tudo: grupos de Facebook, grupos de WhatsApp, threads no Twitter, stories no Instagram, posts no LinkedIn e por aí vai!

Como sublocar um consultório de outra pessoa?

Se você deseja sublocar um consultório de outra pessoa, você será o locatário da história. Como locatário, você pode ficar atento aos seguintes pontos:

Defina quando você quer atender na sala sublocada

O primeiro passo é definir os dias da semana e os horários que você deseja atender. Você quer atender toda segunda-feira de manhã? De terças e quintas a tarde? Escolha os períodos mais adequados para você e seus pacientes.

Essa escolha também vai depender da disponibilidade do consultório que você sublocar, obviamente. Por isso, tenha em mente que ela pode mudar!

Encontre a sala ideal para suas consultas

Encontrar uma sala para alugar é uma das partes mais difíceis desse processo. Você pode procurar em grupos de redes sociais ou no Google, mas corre o risco de não encontrar nada bom ou de confiança.

Algumas plataformas são especializadas em conectar pessoas interessadas em alugar salas, como você, a donos de consultórios. A Appoints é uma dessas plataformas, e por lá você pode pesquisar salas para alugar na sua cidade, conferir todas as características e equipamentos que elas dispõem, checar informações sobre os donos das salas e muito mais. Tudo isso facilita a sua busca por consultórios. A melhor parte é que o aluguel fica todo automático: você se cadastra na plataforma e começa a pagar mensalmente como se fosse uma assinatura da Netflix!

Cadastre-se na Appoints e saiba mais!

Dúvidas frequentes sobre a sublocação de consultórios

Compilamos as principais dúvidas de médicos e outros profissionais da saúde em relação à sublocação de consultórios. Confira abaixo e, se você tiver mais dúvidas, é só mandar para a gente no email oi@appoints.com.br.

  • A sublocação de consultórios é legalizada?
    É sim. A sublocação de consultórios está assegurada pela legislação brasileira e garante que todas as partes envolvidas, sejam locador, locatário ou sublocatário, tenham seus direitos assegurados. A sublocação deve respeitar as regras da Lei da Locação (Lei nº 8.245/1991) – saiba mais aqui.
  • Vale a pena sublocar um consultório?
    Em geral, vale a pena! Pode ser um bom negócio se você não quiser investir em um consultório próprio no momento ou se quer tornar a sua agenda de consultas mais flexível. Se você é locador, por outro lado, pode ser uma boa opção sublocar o seu consultório para obter uma renda extra e se beneficiar do networking com outros profissionais da área.
  • Posso sublocar um consultório que alugo de outra pessoa?
    Sim, desde que não haja nenhum impedimento à sublocação no contrato de aluguel original.

Pronto para sublocar um consultório? Acesse www.appoints.com.br e comece já!

Categorias: LocadoresLocatários

0 comentário

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: