fbpx

Compartilhamento de consultórios: vantagens e como funciona

Publicado em

Compartilhamento de consultórios

Você já ouviu falar em coworking? Esse novo modelo de trabalho se baseia no compartilhamento do espaço e recursos do escritório entre profissionais de diferentes áreas. É uma alternativa bastante interessante a autônomos ou empresas que não dispõem de instalações próprias. Isso porque, além da economia de gastos com água, luz e aluguel, o coworking possibilita a ampliação da rede de contatos com outros profissionais.

Na área médica, isso também já se tornou realidade. O compartilhamento de consultórios, salas ou clínicas virou tendência entre profissionais da saúde que buscam mais praticidade no dia a dia. As vantagens desse tipo de trabalho valem tanto para proprietários quanto para quem está buscando algum espaço para os atendimentos. 

Se interessou pelo modelo de compartilhamento de consultórios? Então continue a leitura e descubra como funciona o coworking médico e todas as vantagens dessa modalidade de trabalho.

Confira também:

Como funciona o compartilhamento de consultórios?

Os consultórios compartilhados funcionam de forma similar aos escritórios e salas de outros segmentos. Porém, no caso do coworking médico, a estrutura é pensada para atender às necessidades de pacientes que utilizarão o espaço. Para isso, normalmente dispõem de recepção, banheiros, equipe de limpeza e aparatos para o atendimento, como maca e computador.

A iniciativa de criar um ambiente compartilhado pode partir de algum(a) empreendedor(a) que montou o espaço especialmente para o coworking, ou ainda de profissionais da saúde que queiram dividir os custos administrativos ao oferecer o consultório em períodos vagos.

É possível encontrar diferentes formatos de aluguel de espaços compartilhados, com planos diversos. Há, por exemplo, coworking médico com valores cobrados apenas nos períodos em que o profissional fará uso do consultório; ou ainda opções de contratos mensais, a depender do que foi acordado entre as partes. Sendo assim, é importante avaliar as suas necessidades (e dos seus pacientes), além de entender os objetivos ao ingressar nessa modalidade de trabalho.

A boa notícia é que existem plataformas, como a Appoints, para anunciar ou alugar salas para atendimento médico de maneira prática e segura! 

Quais são as vantagens do compartilhamento de consultórios?

As vantagens de apostar no coworking médico são muitas, tanto para proprietários quanto para profissionais da saúde que procuram alugar um espaço para receber os pacientes. A seguir, listamos os benefícios para cada um desses casos. 

Para locadores 

Quem tem um consultório médico sabe que manter um ponto físico demanda responsabilidades e alguns custos mensais. A fim de que a clínica funcione perfeitamente, é preciso oferecer um espaço equipado e pronto para os atendimentos; além de arcar com salário dos colaboradores, contas de água, luz e aluguel e até mesmo estar preparado para despesas imprevistas.

Nesse cenário, uma boa solução que muitos médicos têm encontrado é o compartilhamento de consultório. Abrindo espaço para que outras pessoas possam alugar salas da clínica, é possível diluir as despesas e conseguir, inclusive, uma renda extra todos os meses. O interessante dessa modalidade é a flexibilidade, já que o locador tem a liberdade de alugar o local de acordo com a própria agenda.

Outra vantagem do coworking médico é poder fazer novas conexões, expandindo a rede de contatos. Conhecer outros profissionais da área é ótimo para estabelecer parcerias e até mesmo aumentar o fluxo de pacientes na clínica.

Para locatários 

Agora, aqueles que decidem alugar o consultório para coworking também podem aproveitar uma série de benefícios. A começar pela economia, o custo do aluguel (seja mensal ou somente pelo período) costuma ser baixo em comparação às despesas de quem tem uma clínica própria. 

Isso porque, nesse modelo de trabalho, é possível ter uma infraestrutura pronta à disposição, desde mobília, ar-condicionado e sanitários até os equipamentos necessários para atender os pacientes. Sem contar ainda que o investimento na clínica, a manutenção do espaço e a folha de pagamento dos funcionários ficam a cargo do proprietário.

O compartilhamento de consultório também oferece flexibilidade aos locatários. A depender da sua agenda, você consegue alugar salas apenas nos dias da semana e horários que tem disponibilidade. E, caso queira expandir a abrangência dos seus atendimentos, com o coworking médico há a possibilidade de receber clientes em bairros e até cidades diferentes.

Para quem está começando na área da saúde e ainda conta com um número baixo de pacientes, não permitindo recursos financeiros para custear um espaço inteiro, também pode ser vantajoso investir no consultório compartilhado. Dessa forma, as despesas necessárias para manter um ambiente próprio podem ser destinadas a outras áreas da carreira.

Você também poderá gostar de:

O que levar em conta na hora de escolher um consultório compartilhado?

Antes de investir em um consultório compartilhado, é importante analisar alguns detalhes que podem fazer total diferença. O primeiro deles é a infraestrutura oferecida, que precisa estar em ordem e sem reformas pela metade, pois isso pode impactar negativamente a experiência dos pacientes. Verifique também o estado dos banheiros, da iluminação e se o espaço dispõe de ar-condicionado, por exemplo. 

Depois, atente-se ao endereço da clínica a fim de garantir a melhor localização aos clientes. Pontos ideais são aqueles de fácil acesso, próximos a transportes públicos, como metrô e parada de ônibus.

A regulamentação do local é outro aspecto importante a se levar em consideração antes de fechar o negócio. Fique de olho se o acordo está dentro das normas da Lei da Locação e formalize tudo por meio de contrato com assinatura.

Como anunciar ou alugar um consultório compartilhado?

Para que o processo do aluguel do espaço aconteça de forma prática e segura, é interessante optar por empresas que realizam todo o intermédio de locação, desde o anúncio da sala e contratos até o pagamento. A Appoints é um desses canais, ajudando locadores e locatários a alcançarem os seus objetivos.

Na plataforma, é possível criar um anúncio com fotos e descritivos e ainda personalizá-lo de acordo com a agenda de dias e horários disponíveis. Já os profissionais da saúde que buscam um local para receber os pacientes podem acessar o site e fazer pesquisas de consultórios por cidade. 

Em cada um dos anúncios estão fotos nítidas, agenda, valores, relatório de comodidades que o imóvel dispõe e até mesmo um descritivo do proprietário. Informações completas para que você faça uma escolha muito mais assertiva e segura!


Em resumo, são muitas as vantagens de apostar em consultórios compartilhados, seja para locadores, seja para locatários. E se estiver pensando em anunciar ou alugar uma sala médica, conte com a Appoints!

Categorias: LocadoresLocatários

0 comentário

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: