fbpx

5 dicas de decoração para o seu consultório

Publicado em

decoração-de-consultórios

Um consultório bem decorado é um ponto que vai além da estética. Oferecer um ambiente confortável e acolhedor interfere diretamente na percepção que as pessoas terão sobre o seu negócio. Ainda mais nos dias atuais, em que os pacientes estão cada vez mais criteriosos a respeito de quem cuidará de sua saúde. Por isso, recepcionar os clientes com uma decoração bem feita é uma forma eficiente de demonstrar cuidado, atenção e profissionalismo.

Não é preciso, no entanto, fazer grandes investimentos ou embarcar em uma obra complicada para conseguir uma decoração encantadora no consultório. Ter atenção aos detalhes; entender as necessidades do seu público; e proporcionar um ambiente funcional são alguns pontos para se levar em consideração durante o projeto de decoração do seu espaço profissional.

Se você está em busca de ideias para aplicar em sua clínica médica, veio ao lugar certo! Neste artigo, listamos 5 dicas fáceis de como decorar o consultório para que a primeira impressão da sua empresa seja a melhor possível. Confira a seguir! 

Você também poderá gostar de:

1. Invista em uma iluminação adequada

Nada pior para receber as pessoas do que um ambiente mal iluminado. Por isso, a melhor alternativa é usar e abusar da luz natural. Além de ser sustentável e fazer com que você economize na conta no final do mês, é uma excelente maneira de deixar o espaço mais agradável. 

Então, lembre-se de sempre abrir as persianas da sua clínica! Vale prestar atenção, porém, se há assentos na recepção ou na sala de atendimento recebendo sol diretamente, já que isso pode causar calor excessivo e desconforto aos pacientes

Mas caso você não tenha janelas à disposição no seu espaço, a dica é investir em um bom projeto de iluminação artificial. Lâmpadas leves de branco incandescente ou de espectro total se assemelham à luz natural e cumprem o papel de criar um ambiente bem iluminado. 

Por outro lado, lâmpadas com temperatura mais baixa (com 2.700 a 3.000 K) ajudam bastante na promoção da sensação de relaxamento. O uso de lustres e abajures também fornece ao espaço a percepção de aconchego necessária, assim como apostar nas cortinas para criar um efeito de janela.

2. Dê vida ao consultório com os elementos naturais

Elementos naturais como plantas e madeira ajudam a estimular a sensação de conforto e bem-estar. Há, inclusive, uma série de estudos que associam a proximidade com esses elementos, ou o contato com o que está relacionado à natureza, à redução do estresse e a um favorecimento no processo de cura, além de outras questões ligadas à saúde física e mental.

Desse modo, na hora de decorar o consultório, vale investir em vasos de plantas, jardins verticais, arranjos, móveis de madeira, fontes de água etc. Em relação às plantas, há a possibilidade de optar pelas artificiais, já que não exigem a mesma proporção de cuidados em relação às naturais. Existem no mercado modelos bem realistas e que não comprometem a decoração do ambiente. 

Mas se ainda assim você optar pelas plantas naturais, busque pelos tipos de fácil manutenção, por exemplo suculentas e cactos. Essas são boas alternativas ornamentais e que não necessitam de muito empenho por parte de sua equipe.

3. Prefira as cores claras e neutras

Escolher as cores certas para a decoração do consultório influencia diretamente no bem-estar dos pacientes, podendo aumentar as chances de eles voltarem para outras consultas. Dessa maneira, a recomendação é apostar em cores neutras e de preferência mais claras, já que trazem uma sensação de paz e tranquilidade e ainda colaboram na percepção de amplitude do espaço. 

E embora seja a cor preferida de muitos profissionais da área da saúde, uma clínica completamente branca pode não ser uma boa ideia. Isso porque, além de sujar com extrema facilidade, um ambiente todo branco passa a impressão de ser excessivamente estéril, lembrando ambientes hospitalares. 

Assim, procure usar pontos de cor na decoração com papéis de parede, painel de madeira ou algum elemento que coloque textura ao ambiente, por exemplo o revestimento 3D. Esses detalhes colaboram para não deixar o ambiente sem graça e oferecem um toque de personalidade ao seu consultório médico.

4. Leve em consideração a proporção e o fluxo

A organização é a peça-chave para que um ambiente fique harmonioso. Dessa forma, é muito importante investir em móveis de tamanho adequado, a fim de obter espaço suficiente para que tudo fique em seu devido lugar. 

Móveis sob medida e planejados fazem toda a diferença no consultório médico. Eles podem ser fabricados de acordo com a sua necessidade, garantindo que nada fique amontoado ou dificulte a passagem, principalmente em espaços menores. 

Além disso, quando o ambiente tem poucos metros quadrados disponíveis, uma alternativa inteligente é explorar o espaço verticalmente. Prateleiras, estantes e armários suspensos são boas opções para armazenamento e também de decoração, podendo acomodar vasos de plantas, livros e quadros.

Confira também:

5. Entenda o seu público

Antes de dar início à decoração da clínica médica, é importante entender quem é o seu público. A idealização de consultórios pediátricos, por exemplo, precisa ser bastante focada, já que o atendimento infantil demanda uma série de cuidados específicos.

Proporcionar um espaço lúdico, acolhedor e confiável é uma maneira eficaz de amenizar a visita ao pediatra em um momento de fragilidade da criança. Dessa forma, procure usar cores e referências do universo infantil, como animais, pelúcia, bonecos, jogos etc. Embora tais elementos possam pesar o ambiente, é possível incorporá-los de maneira harmoniosa e elegante na decoração do consultório. 

Vale lembrar ainda que em clínicas pediátricas a atenção a objetos pequenos ou pontiagudos deve ser redobrada, sendo fundamental deixá-los em locais distantes do acesso das crianças.

Outros pontos para se levar em consideração na decoração do consultório

O principal objetivo na decoração de uma clínica é que ela seja completa, acessível e acolhedora. Por isso, é de extrema importância considerar a acessibilidade do espaço para pacientes com deficiências, sejam temporárias ou permanentes. Assim, facilite a entrada e saída de pessoas com dificuldades, investindo em modelos de portas automáticas e rampas em possíveis desníveis entre um cômodo e outro.

Além disso, é fundamental fornecer um ambiente climatizado, com temperatura entre 23°C e 26°C durante o verão, e no inverno em torno de 20ºC e 23ºC. Não se esqueça também de itens para ajudar no relaxamento, conforto e entretenimento dos pacientes, por exemplo revistas e TV, bem como água, chá e café.

Evite ainda o excesso de superfícies e materiais que podem prejudicar a privacidade do paciente, como paredes de vidro, transparentes ou com uma acústica ruim. A falta de informação também é um erro na decoração do consultório, que precisa estar sempre com placas de sinalização diversas (banheiros, entrada, saída, nome do médico e da especialidade).

O acesso à internet é outro ponto importante para se levar em consideração. Dispor de sinal Wi-Fi gratuito na sala de espera é uma distração enquanto as pessoas aguardam a consulta. Além do mais, muitos aproveitam esse tempo para responder e-mails, mensagens e resolver outras questões pessoais. 

Vigilância sanitária em clínicas médicas

Todo e qualquer tipo de decoração e organização do seu consultório médico deve estar dentro dos padrões estabelecidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Tais exigências legais relacionadas à estrutura física do local têm como objetivo garantir a segurança de pacientes e funcionários.

Veja algumas dessas normas:

  • Adoção de pisos adequados (antiderrapantes);
  • Paredes e divisórias laváveis e pintadas com cores claras;
  • Pias devem contar com sabão líquido e toalhas descartáveis;
  • A iluminação deve ser planejada de forma satisfatória, sem áreas escuras;
  • Instalações elétricas devem estar totalmente protegidas e isoladas adequadamente; 
  • Local de armazenagem com proteção total contra insetos e roedores.

Com essas dicas, você poderá decorar o seu consultório de maneira harmoniosa e organizada, garantindo uma experiência ímpar aos seus pacientes.

Categorias: Locadores

0 comentário

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: