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4 dicas fáceis para atrair mais pacientes

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Dicas para atrair mais pacientes

Seja em qualquer segmento de negócio, a busca por novos clientes está cada vez mais concorrida. E na área da saúde não seria diferente! Empreender nesse ramo não é tarefa das mais simples, visto a enorme burocracia e as particularidades que o setor exige. Por esses motivos, se empenhar em atrair mais pacientes é importante para manter a sua clínica médica em crescimento no mercado.

A boa notícia é que existem estratégias simples e eficazes para captar o seu público, como por exemplo investir na presença digital; melhorar a experiência dos clientes; e fazer uma análise detalhada do negócio, identificando também os seus principais objetivos. 

Dessa maneira, apesar das dificuldades inerentes do segmento, o seu consultório médico poderá não só atrair como também fidelizar uma boa base de clientes. No conteúdo a seguir, confira quatro dicas fáceis e essenciais para conseguir mais pacientes.

1. Analise a sua empresa como um todo 

Para começar a colocar em prática todas as estratégias que serão apresentadas aqui, é fundamental fazer uma boa análise do seu negócio como um todo. Isso é importante para evitar cometer alguns erros que poderiam prejudicar a sua credibilidade perante os clientes e até mesmo a concorrência. 

Assim, o primeiro passo é entender quais são os principais objetivos da empresa. Trace para o seu consultório metas a curto, médio e longo prazo, por exemplo melhorar o caixa, investir em novas tecnologias, ser referência no seu segmento e etc.

Mas é importante lembrar que, caso você trabalhe em coworking médico ou tenha sócios, é preciso alinhar as expectativas com todos os envolvidos no negócio. Agende reuniões periódicas a fim de discutir tais objetivos e checar o andamento das metas, ajustando as estratégias sempre que necessário.

Outro ponto a se levar em consideração durante a análise da empresa é identificar o seu público-alvo. Entender as reais necessidades de seus pacientes é uma tática fundamental para conseguir atraí-los e fidelizá-los. Depois, faça a seguinte pergunta a respeito do seu negócio: em quais situações a minha empresa será útil para os clientes que procuro reter?

Dessa forma, você conseguirá avaliar toda a jornada dos pacientes, garantindo que o atendimento da clínica médica atenderá de fato as necessidades das pessoas. Afinal, um serviço adequado e satisfatório é a base para atrair mais pacientes.

2. Garanta uma experiência agradável aos clientes

Embora o ambiente médico seja algo natural para você e sua equipe, tenha sempre em mente que a visita de clientes a sua clínica pode gerar uma série de incertezas. A verdade é que, não importa se a causa é simples ou se é uma patologia severa, ninguém gosta de ficar doente. Por isso, é muito importante oferecer maneiras de suavizar esse encontro, garantindo uma boa experiência do começo ao fim.

A primeira dica é investir na recepção, pois é ali que acontecerá o primeiro contato dos pacientes e onde eles poderão passar mais tempo aguardando ser chamados para a consulta. Assim, forneça um ambiente bastante agradável, investindo em assentos confortáveis, boa decoração, ar condicionado e som ambiente. 

Além disso, não deixe de instalar filtro com água gelada e oferecer chá ou café, além de atividades para que o tempo de espera seja menos incômodo. Disponibilize revistas, jornais e, se for o caso, pinturas e brinquedos a fim de entreter as crianças.

O treinamento dos colaboradores da recepção também é fundamental, já que são eles os responsáveis por receber os pacientes. Compartilhe com todos os funcionários seus valores e objetivos e invista sempre em cursos de aprimoramento. Causar uma boa impressão é o primeiro passo para cativar os clientes e fazer com que eles voltem a solicitar os serviços de sua empresa. Mais do que isso, uma experiência exemplar fará com que seus atuais pacientes indiquem o consultório a amigos e familiares, gerando novos contatos para a sua agenda profissional.

Dicas para atrair mais pacientes

3. Invista em estratégias de marketing digital

Imagine a jornada do paciente até efetivamente a consulta médica: ele sente um sintoma e começa a procurar por clínicas para tratar o problema. Nessa etapa, é muito importante que ele encontre a sua empresa antes de qualquer outra. 

Por isso, apostar em estratégias de marketing digital pode ser um método excelente para conseguir novos pacientes, ainda mais nos dias de hoje, em que a concorrência está cada vez maior. Então, encare esse tipo de despesa como um investimento que trará retornos muito bons para a empresa, e não como um gasto qualquer.

A boa notícia é que hoje com a internet essa tarefa ficou ainda mais fácil e acessível. O segredo está nas redes sociais, que possibilitam alcançar o seu público-alvo de maneira eficiente, mesmo que você não tenha muitos recursos à disposição. Com disciplina e inteligência, a sua clínica médica poderá concorrer inclusive com outras empresas maiores e mais influentes. 

Sendo assim, em seus perfis, além de divulgar os serviços de sua clínica, procure investir em marketing de conteúdo. Faça postagens com dicas sobre o seu segmento que podem tirar as dúvidas dos pacientes e fazer com que eles se sintam motivados a marcar uma consulta. 

A assiduidade nas redes sociais é outro ponto relevante, já que isso mostra cuidado e proximidade com os clientes. Aposte também em diferentes plataformas para aumentar o seu alcance e atingir pessoas que ainda não conhecem a sua marca.

Após a consulta médica, e com o cadastro dos pacientes em mãos, pode ser uma boa estratégia investir em e-mail marketing. Essa é uma forma de se manter relevante e sempre à vista do seu cliente. Com essa ferramenta é possível oferecer descontos, solicitar feedbacks e disparar conteúdos explicativos sobre saúde. Vale também pensar em tópicos relacionados ao consultório, demonstrando o constante investimento e aperfeiçoamento da empresa.

4. Aposte em tecnologia 

A tecnologia tem um papel importante no processo de captação de novos clientes. Isso porque ela facilita a execução de tarefas e torna os processos internos muito mais eficientes, impactando diretamente na experiência dos pacientes.

Existem softwares de gestão médica desenvolvidos especialmente para esse tipo de administração. Do básico ao mais robusto, é possível encontrar sistemas que permitem agendar consultas; criar prontuário eletrônico; gerir atestados, prescrições e pedidos de exame; e coordenar relatórios e fluxo de caixa.

Outra vantagem de apostar nesses softwares é poder melhorar a relação com os clientes, já que é possível armazenar todo o histórico médico em um só lugar. Quanto mais informações tiver sobre cada paciente, mais proximidade terá com eles, fazendo com que se sintam sempre bem acolhidos.

Com um sistema eficiente na sua clínica, médicos, recepcionistas e pacientes ganham tempo. Organizar a agenda e remarcar as consultas fica muito mais simples, já que todas as informações estão compiladas em um só lugar. Aliás, vale escolher alguma plataforma que ofereça armazenamento de dados na nuvem, para poder acessá-los até mesmo fora do consultório!


E aí, gostou de conhecer essas dicas para atrair mais pacientes para a sua clínica médica? Com ações simples e estratégias você conseguirá fidelizar novos clientes e, com isso, aumentar a margem de lucro da empresa e a sua relevância no mercado.

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