fbpx

28 filmes que todo profissional da saúde deveria assistir

Publicado em

Filmes sobre saúde, filmes sobre medicina

Filmes podem ser uma ótima maneira de adquirir conhecimento e se inspirar para exercer qualquer profissão. No caso de profissionais da saúde, existem muitos filmes que tratam da relação com pacientes, do dia-a-dia em hospitais, de tratamentos de doenças e muito mais assuntos relacionados à saúde.

Que tal se inspirar e aprender lições para o seu trabalho com filmes sobre o assunto?

Separamos 28 filmes que todo profissional da saúde deveria assistir (pelo menos uma vez!). Nesta lista, você ainda pode conferir onde assistir cada filme, seja na Netflix, na Amazon Prime Video ou em outras plataformas de streaming.

Confira também:

Filmes sobre saúde

Filmes sobre a área da saúde podem abranger diversos assuntos. Dentro desse grupo, existem filmes sobre medicina, filmes sobre enfermagem, filmes sobre psicologia e muito mais. Confira abaixo uma lista dos melhores e mais comoventes filmes sobre medicina, enfermagem, psicologia e outras áreas da saúde!

1 – Patch Adams, o Amor é Contagioso

Patch Adams (título original)

1998 |1h55min | Biografia, Comédia, Drama

Ver no IMDb

O filme “Patch Adams”, estrelado por Robin Williams, conta a história da vida de Hunter “Patch” Adams em busca de seu sonho de ajudar pessoas e transformá-las através do amor. Em meio a sua determinação para se tornar um médico, Patch Adams tem de lidar com críticas da comunidade médica e científica em relação a seus métodos de atendimento nada ortodoxos, mas que deixam os próprios pacientes encantados.

Este é um clássico e um dos mais famosos filmes sobre medicina, que todo profissional da saúde deveria assistir! 

Onde assistir: Apple TV (pago)

2 – Gênio Indomável

Good Will Hunting (título original)

1997 | 2h6min | Drama, Romance

Ver no IMDb

Este é um daqueles filmes essenciais para todo psicólogo ver, que está em qualquer lista de filmes sobre psicologia. “Gênio Indomável” conta a história de um jovem rebelde e inteligente que luta para encontrar a sua identidade até contar com a ajuda de um psicólogo.

Robin Williams também estrela esse clássico do cinema, juntamente com Matt Damon no papel principal. É um filme emocionante com belas atuações!

Onde assistir: Telecine Play (assinatura); Google Play (pago); YouTube (pago)

3 – Um Estranho no Ninho

One Flew Over the Cuckoo’s Nest (título original)

1975 | 2h13min | Drama

Ver no IMDb

Mais um clássico para amantes da psicologia e da psiquiatria. Jack Nicholson interpreta McMurphy, um personagem com um passado criminoso que alega insanidade para fugir dos trabalhos forçados na prisão, indo parar em um hospital psiquiátrico.

Nessa instituição, McMurphy assiste às condições degradantes e opressivas com que os pacientes de lá são tratados, e resolve se unir a eles para se rebelar contra uma enfermeira perversa. Com um final surpreendente, é um filme que todo psicólogo ou psiquiatra deveria assistir!

Onde assistir: Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

4 – Para Sempre Alice

Still Alice (título original)

2014 | 1h41min | Drama

Ver no IMDb

Estrelado por Julianne Moore, “Para Sempre Alice” é um filme sobre a doença de Alzheimer e seus desafios, tanto para o paciente quanto para a família. Em meio à doença, a personagem principal Alice Howland luta para aproveitar o seu tempo restante com as pessoas que ama. 

Este é um drama para se emocionar e entender melhor os desafios dessa doença que, infelizmente, é tão comum nos dias de hoje para os idosos.

Onde assistir: HBO (assinatura); Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

5 – Tempo de Despertar

Awakenings (título original)

1990 | 2h1min | Biografia, Drama

Ver no IMDb

“Tempo de Despertar” é outro filme estrelado por Robin Williams que merece ser assistido por todo profissional da saúde, além de também contar com o grande Robert De Niro em seu elenco. O filme foi baseado no livro de mesmo título escrito pelo neurologista Oliver Sacks, e é como um relato autobiográfico do autor e sua experiência com a medicina.

O filme conta a história do Dr. Malcolm Sayer, chamado para atender em um hospital psiquiátrico no Bronx diversos pacientes que, aparentemente, estão em um estado catatônico. O desenrolar da história é emocionante e imperdível!

Onde assistir: HBO (assinatura); Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

6 – Uma Prova de Amor

My Sister’s Keeper (título original)

2009 | 1h49min | Drama, Família

Ver no IMDb

Também baseado em um livro de mesmo título, “Uma Prova de Amor” conta a história de uma criança chamada Kate Fitzgerald, que luta contra a leucemia com a ajuda de sua irmã Anna. Para conseguir viver com a doença, Anna passou a vida toda se doando a Kate, e agora precisa doar um rim para ela continuar vivendo.

Com Cameron Diaz no elenco, é mais um filme que vai emocionar você e sua família!

Onde assistir: Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

Você também pode gostar dos seguintes artigos:

7 – Uma Mente Brilhante

A Beautiful Mind (título original)

2001 | 2h15min | Biografia, Drama

Ver no IMDb

“Uma Mente Brilhante” é um filme sobre o gênio da matemática John Nash, que tem dificuldades de socialização. Em meio a suas descobertas científicas, ele caminha em uma jornada de autodescobrimento ao longo do filme, culminando em um final surpreendente e inesperado.

Se explicarmos mais sobre o porquê deste filme ser ideal para todo profissional da saúde podemos estragá-lo… Por isso, apenas assistam!

Onde assistir: Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

8 – A Teoria de Tudo

The Theory of Everything (título original)

2014 | 2h3min | Biografia, Drama, Romance

Ver no IMDb

Mais uma biografia que vai encantar qualquer profissional da saúde! Esta trata da vida do grande Stephen Hawking, um dos maiores físicos dos últimos tempos, que faleceu em 2018. 

Estrelado por Eddie Redmayne no papel de Hawking, “A Teoria de Tudo” conta a história sobre como ele foi diagnosticado com uma doença terminal aos 21 anos de idade e sobre sua relação com sua esposa, Jane Hawking.

Onde assistir: Netflix (assinatura); Telecine Play (assinatura); GloboPlay (assinatura); Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

9 – O Paciente Inglês

The English Patient (título original)

1996 | 2h42min | Drama, Romance, Guerra

Ver no IMDb

“O Paciente Inglês” retrata a história da enfermeira Hana, que trabalha em uma unidade médica militar em meio à Segunda Guerra Mundial. Hana decide ficar para trás enquanto sua equipe avança para ajudar um paciente com amnésia, que só se lembra de ser inglês e casado.

Por se tratar da história de uma enfermeira, este é um clássico para todo mundo que quer trabalhar com enfermagem!

Onde assistir: Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

10 – O Óleo de Lorenzo

Lorenzo’s Oil (título original)

1992 | 2h9min | Biografia, Drama

Ver no IMDb

O que fazer quando seu filho tem uma doença tão rara que ninguém está trabalhando para encontrar uma cura para ela? Neste filme, os pais de Lorenzo buscam resolver isso por conta própria após inúmeros médicos falharem em salvá-lo.

Lorenzo é uma criança diagnosticada com uma doença chamada de “adrenoleucodistrofia”, conhecida como ALD. Vale a pena conhecer mais sobre essa história, que foi inspirada em fatos reais!

Onde assistir: Apple TV (pago)

11 – Meu Pé Esquerdo

My Left Foot: The Story of Christy Brown (título original)

1989 | 1h43min | Biografia, Drama

Ver no IMDb

Neste emocionante filme de 1989, conhecemos a história de Christy Brown, que viveu entre 1932 e 1981 com paralisia cerebral. Por conta de sua doença, ele aprendeu a pintar e a escrever usando o seu único membro do corpo “controlável”: seu pé esquerdo.

“Meu Pé Esquerdo” é uma excelente história de superação, mais uma das tantas biografias que inspiraram filmes clássicos para todo profissional da saúde ver um dia!

Onde assistir: atualmente indisponível nas plataformas

12 – Terapia de Risco

Side Effects (título original)

2013 | 1h46min | Crime, Drama, Mistério

Ver no IMDb

Pelo nome “terapia”, já podemos supor que este filme deve ser interessante para psiquiatras e psicólogos! E é isso mesmo, afinal, o próprio enredo inclui medicamentos psiquiátricos, hospitais de saúde mental e muito mais sobre o tema.

Em “Terapia de Risco”, a personagem principal tem sua vida completamente alterada quando seu psiquiatra receita um remédio experimental chamado Ablixa. Este remédio traz efeitos colaterais (“side effects”) inesperados, que assustam até mesmo o próprio psiquiatra. É um filme chocante, mas que todo psiquiatra deveria assistir!

Onde assistir: HBO (assinatura); Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

13 – Contágio

Contagion (título original)

2011 | 1h46min | Drama, Suspense

Ver no IMDb

Em meio à pandemia do COVID-19, este filme fez sucesso. Embora tenha sido lançado em 2011, “Contágio” ficou mais famoso ainda em 2020, por retratar exatamente o que todos nós vivemos neste ano: uma pandemia.

Com um elenco de peso com Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Kate Winslet e Jude Law, o filme conta a história de um mundo em que um poderoso vírus se alastra e preocupa a população. Em meio a isso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA, batalha para encontrar uma cura.

Vale a pena assistir nessa época que estamos vivendo!

Onde assistir: HBO (assinatura); Apple TV (pago)

14 – Um Método Perigoso

A Dangerous Method (título original)

2011 | 1h39min | Biografia, Drama, Romance

Ver no IMDb

Este é imperdível para os psicólogos. Entre os filmes de psicologia, “Um Método Perigoso” talvez seja um dos mais interessantes para estudantes de psicologia assistirem, pois trata da própria vida de Freud e Jung!

O filme retrata a intensa relação entre Sigmund Freud, interpretado por Viggo Mortensen, e Carl Jung, interpretado por Michael Fassbender, em meio ao surgimento da psicanálise. Se você se interessa pelo assunto, vale a pena!

Onde assistir: Amazon Prime Video (assinatura)

15 – Um Golpe do Destino

The Doctor (título original)

1991 | 2h2min | Drama

Ver no IMDb

“Um Golpe do Destino” conta a história de um médico rico e egocêntrico que não enfrenta nenhum problema na sua vida, até ser diagnosticado com câncer de garganta. Após esse descobrimento, ele passa a ver a medicina a partir dos olhos do paciente, e não mais do médico, e aprende a apreciar a vida além do seu trabalho.

O filme é uma lição de empatia que todo médico deveria assistir! Infelizmente, atualmente ele não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

Onde assistir: atualmente indisponível nas plataformas

16 – Clube de Compras Dallas

Dallas Buyers Club (título original)

2013 | 1h57min | Biografia, Drama

Ver no IMDb

Com Matthew McConaughey, Jennifer Garner e Jared Leto, este filme de 2013 foi muito bem aclamado pela crítica em seu lançamento. “Clube de Compras Dallas” conta a história real de Ron Woodroof que, ao ser diagnosticado com AIDS, passa a ajudar pacientes com a doença a terem acesso aos seus medicamentos na década de 80.

Para quem gosta do Matthew McConaughey ou para quem gosta de um bom drama, este filme vai fazer o seu sábado valer a pena!

Onde assistir: Telecine Play (assinatura); Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

17 – Uma Lição de Vida

Wit (título original)

2001 | 1h39min | Drama

Ver no IMDb

Baseado em uma peça, “Uma Lição de Vida” é mais um emocionante filme que retrata os desafios de uma paciente diagnosticada com câncer. No filme, Vivian Bearing é uma professora de inglês que descobre um câncer terminal em seu ovário, e isso a faz refletir sobre sua vida.

O filme retrata bem a relação entre médicos, pacientes e enfermeiras, que todo profissional da saúde deve entender!

Onde assistir: HBO (assinatura)

18 – O Escafandro e a Borboleta

Le scaphandre et le papillon (título original)

2007 | 1h52min | Biografia, Drama

Ver no IMDb

“O Escafandro e a Borboleta” é um filme francês de 2007 que conta a história real de Jean-Dominique Bauby, um editor da revista francesa Elle. Jean-Dominique sofreu em 1995 um derrame que paralisou quase todo o seu corpo, deixando apenas o seu olho direito móvel.

O filme é baseado no livro escrito pelo próprio Jean-Dominique, e emociona qualquer um! Para quem gosta de cinema internacional, principalmente o cinema francês, é uma excelente escolha.

Onde assistir: Amazon Prime Video (assinatura); Apple TV (pago)

19 – 50%

50/50 (título original)

2011 | 1h40min | Comédia, Drama, Romance

Ver no IMDb

Para quem gosta de histórias de superação sobre pacientes com câncer, essa é uma boa escolha. “50%” é estrelado por Joseph Gordon-Levitt, um jovem de 27 anos que é diagnosticado com um raro tumor na coluna vertebral e tem de enfrentar a doença com a ajuda de seu melhor amigo, de sua mãe e de uma jovem terapeuta.

Seth Rogen e Anna Kendrick completam o elenco desse excelente filme, que todo profissional da saúde deveria conhecer!

Onde assistir: Amazon Prime Video (assinatura)

20 – Cadáveres

Unrest (título original)

2006 | 1h28min | Terror, Suspense

Ver no IMDb

Esse é para quem gosta de filmes de terror! O filme “Cadáveres” conta a história de alguns estudantes de uma faculdade de medicina que recebem um cadáver para realizar uma autópsia. A partir daí, uma das estudantes passa a suspeitar que o cadáver está tentando se comunicar com ela, e as coisas começam a ficar assustadoras.

O filme não é muito aclamado pela crítica, mas se você é um estudante de medicina e gosta de filmes de terror, pode ser uma boa opção!

Onde assistir: atualmente indisponível nas plataformas

21 – Mãos talentosas – A história de Ben Carson

Gifted Hands: The Ben Carson Story (título original)

2009 | 1h26min | Biografia, Drama

Ver no IMDb

Mais uma história real que foi para os cinemas! O ator Cuba Gooding Jr. interpreta o Dr. Ben Carson, um famoso neurocirurgião. O filme conta as dificuldades que Ben enfrentou desde pequeno, crescendo em uma família de origem humilde e com dificuldades na escola. Com o apoio incessante de sua mãe, Ben se torna um dos maiores médicos neurocirurgiões do mundo!

Onde assistir: Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

22 – Quase Deuses

Something the Lord Made (título original)

2004 | 1h50min | Biografia, Drama

Ver no IMDb

Esse até os fãs de Harry Potter irão gostar! Isso porque o filme é estrelado por Alan Rickman, o famoso Professor Snape da saga. “Quase Deuses” é mais uma história biográfica de médicos que impactaram a medicina.

No filme, é contada a história do Dr. Alfred Blalock e do Dr. Vivien Thomas, que juntos contribuíram muito para os avanços das cirurgias cardíacas.

Onde assistir: atualmente indisponível nas plataformas

23 – Lado a Lado

Stepmom (título original)

1998 | 2h5min | Comédia, Drama

Ver no IMDb

“Lado a Lado” nos mostra a história de Jackie, interpretada por Susan Sarandon, que tem de lidar com a nova namorada de seu ex-marido, chamada Isabel (interpretada por Julia Roberts). Em meio a isso, Jackie descobre um câncer terminal, e tem de aprender a lidar com a situação e aceitar que Isabel será a nova madrasta de seus filhos.

Essa comédia dramática tem momentos tristes, mas também momentos divertidos! Por tratar dos aspectos de uma doença terminal e seus impactos em uma família, é um bom filme para qualquer profissional da saúde assistir!

Onde assistir: HBO (assinatura); Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

24 – Super Size Me – A Dieta do Palhaço

Super Size Me (título original)

2004 | 1h40min | Documentário

Ver no IMDb

Vamos ao primeiro documentário da lista! Esse é daqueles documentários que todo médico ou profissional da saúde deveria assistir, especialmente nutrólogos e nutricionistas.

O que aconteceria se uma pessoa só consumisse fast food por um mês inteiro? Nesse documentário, são exploradas as consequências disso com Morgan Spurlock, que resolveu testar isso pessoalmente e manter uma dieta de McDonald’s durante 30 dias da sua vida.

O documentário visa mostrar os problemas da alimentação em redes de fast food, e suas consequências para levar uma vida saudável. Vale a pena conferir essa experiência inusitada!

Onde assistir: Amazon Prime Video (assinatura)

25 – O Médico

The Physician (título original)

2013 | 2h35min | Aventura, Drama, História

Ver no IMDb

“O Médico” é, adivinhe, um filme que todo médico deveria ver! O filme conta a história de um aprendiz de cirurgião no século XI, na Pérsia, que se passa por um judeu para poder estudar em uma escola que não aceita cristãos.

Para quem gosta de filmes que retratam a história, é uma ótima pedida! 

Onde assistir: GloboPlay (assinatura); Telecine Play (assinatura); Apple TV (pago); Google Play (pago); YouTube (pago)

26 – The English Surgeon

The English Surgeon (título original)

2007 | 1h34min | Documentário

Ver no IMDb

Mais uma opção de documentário sobre saúde, e dessa vez é um focado na vida de um neurocirurgião! Henry Marsh é um médico inglês que vive na Ucrânia e tem de lidar com diversos dilemas no dia-a-dia de sua profissão.

O documentário é interessante para quem quiser conhecer mais sobre o lado difícil de uma profissão como essa, e os desafios que têm de ser enfrentados.

Onde assistir: atualmente indisponível nas plataformas

27 – Garota, Interrompida

Girl, Interrupted (título original)

1999 | 2h7min | Biografia, Drama

Ver no IMDb

Baseado em um livro publicado por Susanna Kaysen, o filme “Garota, Interrompida” conta a história da própria Susanna e o período de 18 meses que passou em uma instituição de saúde mental, na década de 60.

O filme é um interessante relato sobre saúde mental, e os impactos que um hospital psiquiátrico na década de 60 causaram na vida de Susanna. Ideal para psiquiatras e amantes da psicologia!

Onde assistir: Amazon Prime Video (assinatura); Apple TV (pago)

Confira também outros artigos em nosso blog:

28 – Sicko: $O$ Saúde

Sicko (título original)

2007 | 2h3min | Documentário, Drama

Ver no IMDb

Por fim, temos mais um documentário sobre saúde! Este, escrito e dirigido pelo famoso Michael Moore, foca no sistema de saúde dos Estados Unidos e os seus problemas. Comparando o sistema americano com o de outros países, Moore mostra como a indústria lucrativa contrasta com sistemas de saúde “universais” em países como Canadá e Inglaterra.

Para quem se interessar por entender melhor o sistema de saúde dos EUA, vale a pena conferir!

Onde assistir: atualmente indisponível nas plataformas

E aí, o que achou da lista? 

Você já assistiu algum desses filmes sobre saúde? Conhece algum outro filme que todo profissional da saúde deveria assistir? Conte para a gente nos comentários!

Categorias: LocatáriosLocadores

0 comentário

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: