fbpx

10 séries sobre medicina para você conhecer e maratonar

Publicado em

Séries sobre medicina para maratonar

Assim como filmes, as séries de TV podem nos ensinar muitas coisas sobre as nossas profissões. Existem diversas séries sobre saúde, séries sobre medicina e séries sobre hospitais que inspiram profissionais da área e, ao mesmo tempo, são uma excelente forma de relaxar no meio da semana corrida.

Se você é médico ou médica e procura novas séries sobre medicina para maratonar, criamos esta lista para você! Confira abaixo 10 séries para maratonar sobre medicina e saúde, incluindo Grey’s Anatomy, House, ER e mais.

Caso você seja uma daquelas pessoas que preferem um bom filme a uma longa série (algumas dessas séries da lista já tem 17 temporadas!), essa lista de 28 filmes para profissionais da saúde é ideal para você.

Melhores séries sobre medicina

A lista de séries sobre medicina e saúde para você maratonar é grande. Muitas delas contam o dia-a-dia em hospitais e consultórios, e algumas clássicas como Grey’s Anatomy duram até hoje com novas temporadas sendo lançadas. Confira abaixo 10 séries que todo profissional da saúde deveria ver!

1 – Dr. House

2004-2012 | 44min | Drama, Mistério

Ver no IMDb

Essa clássica série sobre medicina conta a história do Dr. Gregory House, um médico arrogante e anti-social que, juntamente com sua equipe médica, lida com casos raros e complexos de doenças em um hospital dos Estados Unidos. Embora tenha problemas de relacionamento com pessoas, Dr. House é um gênio da medicina e em diversos momentos surpreende a todos com seus diagnósticos precisos.

Ao longo da série, Dr. House tem de lidar também com sua dependência de drogas, adquirida por conta de um problema muscular em sua perna direita. Por conta disso, ele é viciado em remédios para dor e acaba se comportando de forma não muito ortodoxa em seu hospital.

Lançada em 2004, a série acumulou 8 temporadas até 2012 e agradou a muitos fãs. Para médicos que gostam de problemas complexos e de quebrar a cabeça com diagnósticos raros em pacientes, Dr. House é uma série perfeita para maratonar!

Onde assistir: GloboPlay; Amazon Prime Video

2 – Grey’s Anatomy

2005-hoje | 41min | Drama, Romance

Ver no IMDb

Para quem gosta de séries longas, essa é difícil de superar. Grey’s Anatomy já está em sua 17ᵃ temporada e conta com até 24 episódios de 41 minutos (em média) em cada temporada!

Nomeada em homenagem ao famoso livro “Gray’s Anatomy”, sobre anatomia humana, escrito por Henry Gray e publicado em 1858, a série foca na vida pessoal e profissional de cirurgiões no hospital Grey Sloan Memorial.

O começo da série conta a trajetória de Meredith Grey, filha de uma médica famosa, que é aceita na residência médica em cirurgia. Junto com outros quatro colegas, eles se esforçam para balancear os desafios de suas vidas pessoais com a rotina agitada e estressante de seus estágios na residência.

Com o passar das temporadas, Meredith e seus colegas residentes vão evoluindo na carreira médica e é interessante acompanhar as suas rotinas de trabalho. A série aborda temas que podem interessar principalmente quem está passando por essa fase da residência, mostrando desde as decisões de quem irá tratar qual paciente em um determinado dia até a relação entre os residentes no hospital.

Se você já fez residência, está fazendo ou pensa em fazer algum dia, Grey’s Anatomy é uma série que vale a pena assistir! Não é uma série que vai ser possível maratonar em apenas alguns dias, porque é realmente muito longa, mas pode ser um bom passatempo para alguns meses. Um ponto positivo é também a trilha sonora em alguns momentos específicos e emocionantes, fator que marcou a série ao longo dos anos.

Onde assistir: Netflix; GloboPlay; Amazon Prime Video

3 – The Good Doctor

2017-hoje | 41min | Drama

Ver no IMDb

Com 4 temporadas lançadas até hoje, The Good Doctor conta a história de Shaun Murphy, um jovem cirurgião com autismo e Síndrome de Savant que é contratado para a unidade médica de cirurgia de um hospital. Segundo o portal Minha Vida, a Síndrome de Savant é “um distúrbio psíquico raro que faz com que algumas pessoas tenham habilidades intelectuais extraordinárias”. Na série, Shaun usa suas habilidades na medicina para salvar vidas e impactar todos à sua volta.

O enredo da série nos faz querer conhecer cada vez mais o personagem principal. Após um passado turbulento no interior dos Estados Unidos, Shaun se muda para São José, na Califórnia, onde começa a trabalhar em um prestigiado hospital. Por lá, Shaun tem de lidar com dificuldades de se conectar com outras pessoas ao seu redor para fazer seu trabalho e provar o seu incrível dom para salvar vidas.

A série é estrelada pelo jovem Freddie Highmore e foi criada por David Shore, que também foi produtor da série Dr. House e de Law & Order. Ou seja, tem tudo para ser uma boa escolha para você!

Onde assistir: GloboPlay

4 – ER

1994-2009 | 44min | Drama, Romance

Ver no IMDb

“ER”, traduzido em português para “Plantão Médico”, foi uma série com duração de 15 temporadas muito aclamada por fãs de séries médicas. 

A série foi criada por Michael Crichton, um escritor e produtor que foi responsável por clássicos como Jurassic Park e Westworld (o filme, não a série!), além de diversos outros livros best-sellers. Michael Crichton, embora nunca tenha realmente exercido a profissão médica, formou-se em medicina em Harvard, e sempre buscou aplicar seus conhecimentos científicos às suas obras. Com ER, isso não foi diferente, e a série foi até considerada por muitos profissionais como, de certa forma, “fiel” a conceitos médicos

A série conta a história de um grupo de médicos e enfermeiros em uma sala de emergências de um hospital em Chicago. Com todo o estresse e os problemas diários que podem surgir em uma sala de emergências (o nome da série vem daí, “ER” = “Emergency Room”), a série nos mostra o dia-a-dia de todo o corpo médico, de enfermeiros, de pacientes e familiares. 

Ao longo das temporadas, nós podemos acompanhar a montanha-russa de sentimentos pela qual todo profissional que trabalha em um hospital algum dia pode passar. Se você se interessa por esse ramo da medicina (ao contrário da vida em consultórios, por exemplo), ER é uma série médica clássica para você!

Ah, vale dizer também que o elenco conta com o grande (e jovem, na época) George Clooney! Dá uma olhada na foto ali de cima de novo 🙂

Onde assistir: indisponível nas plataformas atualmente

5 – General Hospital

1963-hoje | 1h | Crime, Drama, Romance

Ver no IMDb

Em termos de anos de duração, essa ganha até de Grey’s Anatomy! Com 58 temporadas (isso mesmo, cinquenta e oito), a série já tem mais de 14 mil episódios. Para falar a verdade, o mais correto é classificar “General Hospital” como uma “soap opera” americana (basicamente uma novela, em português) do que como uma série que você assistiria na Netflix, por exemplo. Mesmo assim, pode valer a pena conhecer General Hospital se você não se importa muito com grandes produções e só quer descontrair um pouco!

Inicialmente, a série começou focada no dramático dia-a-dia de um hospital em Nova York, o chamado “General Hospital” que dá origem ao nome da série. Porém, recentemente, a série acabou andando por um outro caminho, mais focada nas relações familiares e em crimes da cidade.

Hoje, a série ainda é produzida e novos episódios são lançados quase que diariamente (como uma novela mesmo!). A produção é por conta da Walt Disney Television.

Onde assistir: ABC

6 – Private Practice

2007-2013 | 1h | Comédia, Drama, Romance

Ver no IMDb

Voltando para as séries um pouco mais modernas, Private Practice foi lançada em 2007 pela Shonda Rhimes, criadora de Grey’s Anatomy, para ser um spin-off da própria. Para citar a Wikipedia, um spin-off é “um filme derivado de trabalhos já existentes que se concentram em mais detalhes e diferentes aspectos do trabalho original”. 

Então, se é baseado em Grey’s Anatomy, tem tudo para ser bom, né? Nem tanto. No IMDb, a nota de Private Practice ficou em 6.7, comparado com um 7.6 da série original.

A série foca na vida de Addison Montgomery, personagem já presente em Grey’s Anatomy, interpretada por Kate Walsh. Addison é uma médica especialista em cirurgia neonatal que se muda de Seattle para Los Angeles, onde agora irá trabalhar em um consultório particular.

Private Practice chegou a 6 temporadas até chegar ao fim em 2013.

Onde assistir: indisponível nas plataformas atualmente

7 – The Resident

2018-hoje | 1h | Drama

Ver no IMDb

The Resident, lançado em 2018 e com novas temporadas sendo lançadas até hoje, é mais uma série sobre medicina que aborda o tema do dia-a-dia em hospitais. A série tem 4 temporadas e é estrelada por Matt Czuchry, ator que também participou de séries como The Good Wife e Gilmore Girls.

A série The Resident é um drama médico que foca no dia-a-dia no Chastain Park Memorial Hospital, abordando as dificuldades diárias e a burocracia de processos do setor. O enredo conta a história de Conrad Hawkins, um residente sênior que instrui o jovem Devon Pravesh e mostra as difíceis decisões que têm de ser tomadas em um hospital todos os dias. 

Com uma nota 7.7 no IMDb, “The Resident” pode ser uma boa escolha para você que gosta de dramas similares!

Onde assistir: Oi Play; Vivo Play; Fox Play; Now

8 – Nip/Tuck

2003-2010 | 44min | Drama

Ver no IMDb

Televisionada entre 2003 e 2010, Nip/Tuck é uma série médica centrada em dois cirurgiões plásticos com personalidades distintas. Um deles é um homem de família dedicado, mas que enfrenta problemas em casa, enquanto seu colega é um mulherengo que tenta atrair pacientes para seu consultório.

A série foi criada por Ryan Murphy, escritor e diretor americano responsável por Glee, American Horror Story e a recém lançada Ratched. Com 6 temporadas, Nip/Tuck aborda as dificuldades de manter um consultório próprio na área da saúde e as suas implicações na vida pessoal dos médicos.

Para quem tem ou sonhar em ter seu consultório próprio, principalmente se você se interessa por cirurgia plástica, é uma série boa de maratonar!

Onde assistir: GloboPlay; Amazon Prime Video

9 – Scrubs

2001-2010 | 22min | Comédia, Drama

Ver no IMDb

What The Scrubs Cast Is Doing Now - CINEMABLEND

Para quem gosta de episódios mais curtos, Scrubs é uma boa opção entre as séries sobre medicina. Diferentemente das outras já citadas, Scrubs também é a primeira da lista que pode ser considerada de comédia, junto com Nurse Jackie, citada abaixo.

Scrubs nos apresenta a vida de médicos no Sacred Heart Hospital, na Califórnia. A série conta a história dos médicos recém-formados John “J.D.” Dorian, Christopher Turk e Elliot Reid em seu novo trabalho no hospital. Como médicos novatos, eles têm de lidar com a arrogância e relutância de médicos mais sêniores, ao mesmo tempo em que aprendem o que é viver como um profissional da saúde.

Criada por Bill Lawrence, que também produziu Cougar Town, a série chegou a 9 temporadas e foi televisionada entre 2001 e 2010. Entre suas estrelas, Donald Faison faz um dos papéis principais. 

Para quem quer descontrair e, ao mesmo tempo, manter-se conectado no universo da medicina, Scrubs é uma excelente escolha!

Onde assistir: indisponível nas plataformas atualmente

10 – Nurse Jackie

2009-2015 | 27min | Comédia, Drama

Ver no IMDb

Mais uma série sobre medicina para quem gosta de comédia, com episódios curtos de 27 minutos (em média). Nurse Jackie, como o próprio título já indica, conta a história de uma enfermeira chamada Jackie Peyton, que luta para balancear sua vida profissional em um hospital de Nova York com seus dramas pessoais. Para piorar a situação, Jackie também lida com um problema de vício de drogas.

A série é estrelada por Edie Falco, que também teve grande papel na antiga série Os Sopranos. O elenco ainda conta com Merritt Wever, que atuou em Birdman e História de um Casamento, e também com Paul Schulze, de 24 Horas e também da série Os Sopranos.

Com 7 temporadas lançadas entre 2009 e 2015, Nurse Jackie é uma divertida comédia para descontrair e “sair” um pouco da rotina médica (sem realmente sair né)!

Vale citar que seus criadores também foram escritores e produtores das séries CSI, Go On e Chicago Med.

Onde assistir: GloboPlay


Gostou da lista? Qual dessas séries sobre medicina você já assistiu? Se você tiver outras recomendações, deixe nos comentários para a gente adicionar aqui!

Não se esqueça de conferir também a lista de 28 filmes que todo profissional da saúde deveria assistir, aqui no blog da Appoints.

Categorias: LocadoresLocatários

0 comentário

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: