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WhatsApp para médicos: 5 dicas de como conversar com seus pacientes

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whatsapp médico

Não tem jeito, o WhatsApp é mesmo um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. O famoso programa de mensagens instantâneas para celular  já deixou de ser um instrumento apenas de uso pessoal. Atualmente, muitas empresas apostam nessa ferramenta para estreitar a comunicação com os seus clientes.

Na área da saúde, isso também é uma realidade. Na rotina de diversas clínicas médicas, o WhatsApp se tornou um importante mecanismo de trabalho, servindo para agilizar o contato com os pacientes e facilitar o dia a dia dos funcionários. Porém, apesar de todos os benefícios que o aplicativo oferece para os negócios, é importante se atentar em alguns detalhes para garantir uma boa comunicação com a clientela. 

Pensando nisso, separamos 5 dicas essenciais para você extrair o melhor do WhatsApp médico e, consequentemente, modernizar o seu consultório. Além disso, apresentamos as principais vantagens em investir nessa ferramenta. Confira!

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Principais vantagens do WhatsApp médico

Só no Brasil, o WhatsApp soma mais de 120 milhões de usuários. Ou seja, é difícil encontrar alguém com acesso a um smartphone que não utilize o aplicativo no dia a dia. Sendo assim, para que a sua clínica médica siga antenada nas tendências e continue fidelizando novos clientes, pode ser interessante adotar essa ferramenta na rotina do consultório.

Um dos principais motivos para apostar nessa estratégia é a constante busca das pessoas por eficiência e agilidade, características que o WhatsApp médico, quando usado da maneira correta, permite na comunicação com os pacientes. 

No que diz respeito à praticidade, o primeiro benefício do aplicativo é no agendamento de consultas. Aguardar em uma ligação para ser atendido ou esperar o retorno de um e-mail são coisas que ficaram no passado. No WhatsApp médico, graças à rapidez na troca de mensagens, em instantes é possível o cliente checar os horários disponíveis; a clínica passar todas as informações da consulta; pedir as documentações e, enfim, confirmar o compromisso.

A boa notícia é que não há custos para manter o aplicativo ativo, bastando apenas um telefone celular e acesso à internet. Quando comparado às despesas com ligações telefônicas, o uso do WhatsApp médico representa uma boa economia nos gastos mensais.

Outra grande vantagem é na comunicação com a equipe. Com ele, é possível enviar mensagens individuais ou por grupos, compartilhando informações importantes, avisos e até convites para eventos e reuniões.

Dicas de como usar o WhatsApp médico no consultório

A comunicação por meio do WhatsApp médico é uma excelente forma de criar aproximação com os pacientes. Por outro lado, esse contato direto pode trazer certas dificuldades durante o processo, por exemplo em relação à sensação de urgência no atendimento por parte dos clientes; o que muitas vezes resulta em invasão de privacidade do profissional.

Porém, quando utilizado de maneira estratégica, o aplicativo torna-se um bom recurso para ter no consultório médico. A seguir, confira as nossas 5 dicas de como conversar com seus pacientes. 

1 – Tenha um aparelho celular e um número exclusivos da clínica

A primeira dica é investir em uma linha de uso exclusivo da empresa, desvinculada da sua comum ou de membros da sua equipe. Com um segundo smartphone, é possível determinar o horário de atendimento, evitando mensagens fora de hora, como de madrugada ou aos fins de semana. 

2 – Opte pelo WhatsApp Business

Com uma linha única para o consultório, há a possibilidade de escolher a versão para empresas do aplicativo, o WhatsApp Business. Pensado para o uso profissional, existe uma série de vantagens, como programação de mensagem automática; preenchimento de endereço na descrição e horário de funcionamento. 

Além disso, dá para emitir relatórios a fim de analisar estatísticas (por exemplo número de mensagens enviadas, recebidas e lidas) e avaliar a comunicação com os clientes. Para clínicas maiores, com número alto de pacientes, há ainda a opção da API do WhatsApp Business, que automatiza o atendimento por meio de chatbot.

3 – Envie lembrete de consultas 

Um dos principais benefícios do WhatsApp médico é evitar faltas nas consultas ou cancelamentos em cima da hora. Isso porque, devido à facilidade oferecida pelo aplicativo, você consegue enviar lembretes aos pacientes e pedir que confirmem os atendimentos agendados. Essa é uma excelente estratégia para garantir a presença de seus clientes ou preencher um horário vago, evitando perder o atendimento.

4 – Peça feedback aos pacientes

Após a consulta, é muito importante saber como foi a experiência do paciente na sua clínica. Para isso, use o WhatsApp médico e peça uma avaliação. A pesquisa de satisfação, quando realizada com regularidade, é um excelente meio de descobrir problemas em processos do consultório. Ajustando essas lacunas ressaltadas pelos clientes, você aumenta a credibilidade da sua empresa e a confiança em seus serviços. 

Mas vale lembrar que essa pesquisa precisa ser breve e objetiva. Então, faça perguntas estratégicas e que podem, de fato, contribuir com a melhoria do seu negócio. Alguns exemplos são: “avalie de 1 a 10 o nosso atendimento” ou “você recomendaria os serviços da clínica?”. Caso a resposta seja negativa, vale pedir um feedback mais detalhado, entrando em contato com o cliente para entender os pontos a serem aprimorados.

5 – Mantenha um relacionamento constante com os seus clientes 

Por fim, não deixe de se comunicar com o seu cliente quando ele sair pela porta do consultório. Um relacionamento duradouro, que fará a sua empresa ser sempre lembrada pelos pacientes, depende de constância e empatia. Dessa forma, pode ser simpático enviar uma mensagem um dia após a consulta agradecendo a visita e colocando-se à disposição. 

Datas comemorativas, como Páscoa e festas de fim de ano, são boas oportunidades para mandar palavras de amor e esperança. Parabenizações no dia do aniversário também são uma maneira de mostrar atenção e cuidado, assim como lembrá-lo quando completar mais um ano como seu cliente. Aproveite para sempre agradecê-lo pela parceria e confiança. 

Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas pelo WhatsApp médico; estreitando, assim, a comunicação com os seus clientes e disponibilizando mais um canal de contato no seu consultório.

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